Apple dá indício de que o iPhone 8 terá recarga sem fio
14 de fevereiro de 2017 – 9:00

Há algum tempo, existe a expectativa de que a Apple finalmente adotaria a tecnologia de recarga sem fio para o iPhone 8. Nenhuma evidência é mais forte do que a confirmada pela empresa nesta segunda-feira: …

Continue lendo »
AutoGuru

Brasil

Jogos

Móvel

Notícias

Home » Destaque

Flashmob sobre lixo eletrônico em São Paulo!

Submitted by on 19 de novembro de 2010 – 10:00

Interação

Clique em +1 e Curtir acima para nos ajudar a promover este artigo.

Que tal reunir uma grande ação que visa a sustentabilidade, recolhendo o lixo eletrônico em um dos locais de comércio mais conhecidos de São Paulo? É com este pensamento que duas Ongs estão reunindo um grande número de pessoas para que no dia 25 de novembro possam recolher todo o lixo produzido pelo maior centro de comércio de eletrônicos de São Paulo, a Rua Santa Efigênia.

Durante o flashmob, que vai acontecer ao meio dia do dia 25 de novembro, um apitaço vai chamar a atenção para a Campanha Lixo Eletrônico que as Ongs Projeto Meu Brasil e Oxigênio vão realizar. Na ocasião, alunos da escola de informática Microcamp e simpatizantes da causa vão distribuir cartilhas de conscientização para os lojistas da região. O apitaço têm como destino a Câmara dos Vereadores, onde acontecerá o lançamento oficial da Campanha Lixo Eletrônico, que visa  arrecadar computadores, monitores, mouse, teclados, CPUs, teclados, impressoras, placas eletrônicas, processadores, notebooks, estabilizadores, entre outros componentes eletrônicos.

O período de vigência da campanha será de 90 dias, a partir da data de seu lançamento, e a expectativa é arrecadar mais de 20 toneladas de lixo eletrônico. Todas as 160 unidades Microcamp em todo o Brasil servirão como ponto de coleta. Podem ser doados computadores, monitores, mouse, teclados, CPUs, teclados, impressoras, placas eletrônicas, processadores, notebooks, estabilizadores, entre outros componentes eletrônicos.

Todo lixo arrecadado será destinado para o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) da Ong Oxigênio, que fica na cidade de Guarulhos, que é responsável pela recepção, triagem, recondicionamento, empacotamento e entrega de equipamentos de informática. O que não é reaproveitado é destinado para empresas recicladoras parceiras, que fazem 100% do reaproveitamento do material recebido.

No CRC, o trabalho é realizado por jovens carentes, que ali recebem formação técnica em montagem e recondicionamento de equipamentos usados, tornando os computadores, ora descartáveis, prontos para as comunidades, telecentros, escolas públicas, bibliotecas e centros públicos de acesso à Internet, além de programas de inclusão digital.

O objetivo da campanha é chamar a atenção das pessoas para os males que o descarte de lixo eletrônico em locais não específicos causam à natureza e a saúde humana; e propagandear as vantagens do consumo consciente, da reciclagem e utilização dos materiais, principalmente dos aparelhos eletrônicos.

O descarte de lixo eletrônico em locais não específicos, tem causado um grande problema para a população, pois todo material contém mercúrio, chumbo, cádmio, manganês, níquel e outros metais pesados que são altamente tóxicos para as pessoas e para o meio ambiente.Ao seguirem para aterros sanitários, essas substâncias tóxicas são liberadas e penetram no solo, contaminando lençóis freáticos e, aos poucos, animais e seres humanos.

Tá, mas o Brasil realmente joga tanta coisa fora e de maneira errada assim?

De acordo com a ONU, no Brasil são descartadas por ano:

  • 96,8 mil toneladas de computadores;
  • 115 mil toneladas de geladeiras;
  • 17,2 mil toneladas de impressoras;
  • 2,2 mil toneladas de celulares (só perde para a China);
  • 0,7 quilo por pessoa, ao ano, de aparelhos de TV (3º no mundo, perdendo apenas para a China e o campeão México).

Nada mais justo, em um país em desenvolvimento, tentar recuperar todo este material para que outras pessoas possam usufruir também da inclusão digital, não é?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Deixe seu comentário.